O Museu da Água de Indaiatuba desde 2016 se propõe a ser uma referência em educação ambiental voltada de recursos hídricos, levando visitantes de toda região à conscientização na utilização da água, com atividades interativas e trilhas ecológicas. O espaço une ciência, tecnologia e acervo histórico. Uma ótima opção de lazer gratuito para as famílias.
O prédio tem arquitetura moderna, com ampla área envidraçada com vista para mata ciliar. Lá ocorrem as atividades interativas com importantes informações sobre a água em seus diversos estágios, passadas através de vídeos e jogos que estimulam a participação de todos.
— Foto: SAAE Indaiatuba
A visitação é acompanhada por monitores e tem início no auditório com projeção do vídeo de acolhimento que prepara o visitante para as experiências que o aguardam.
Logo em seguida os visitantes seguem para Sala de Exposição “Caixa D'Água", que traz um demonstrativo da influência da água em nossas vidas e seu impacto nas atividades diárias. Esse tema é apresentado em três períodos: ontem, hoje e amanhã. Esta sala tem como destaque a mesa interativa, na qual é projetado o fundo de um rio e peixes que reagem ao toque do visitante. As atrações desta sala terão caráter temporário, desta forma o Museu estará sempre se reinventando e o visitante poderá periodicamente ter acesso a novas informações.
— Foto: SAAE Indaiatuba
Há também a Sala Histórica com o acervo físico, que está localizada em um anexo - uma antiga construção que foi inteiramente reformada, acessada por uma passarela panorâmica, onde estão expostos diversos artefatos que contam a história do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da distribuição e tratamento de água em Indaiatuba.
— Foto: SAAE Indaiatuba
Para finalizar, os visitantes fazem um passeio pela trilha, onde ocorre o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, uma parceria entre o SAAE e a Secretaria Municipal de Educação. A experiência de caminhar pela mata dá ao visitante a real ideia da importância de preservar a mata ciliar e de todo o processo necessário para chegarmos a água potável.
A mata é uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado do estado de São Paulo e também uma vitrine do funcionamento de todo o ecossistema necessário para a criação e manutenção de um manancial saudável e perene. Ao término da trilha há um espaço com painéis que contém informações sobre a hidrologia da região, localização de nascentes, os principais mananciais e em qual bacia hidrográfica Indaiatuba se localiza.
— Foto: SAAE Indaiatuba
O Museu conta com a Cafeteria do Museu, um espaço gerenciado pela FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) onde se pode saborear doces, salgados, café, refrigerantes ou sucos, contemplando a belíssima paisagem da Represa do Cupini que desde 1937 abastece o primeiro sistema de água encanada da cidade.
O Museu da Água funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h, com permanência até as 17h. Visitas monitoradas e em grupos ocorrem de terça a sexta-feira, com agendamento prévio através do e-mail contato@museudaagua.sp.gov.br, ou pelo telefone (19) 3834-9433. O Museu está localizado na Rua do Museu, nº 205, na entrada de Indaiatuba da Rodovia SP-75 pela Avenida Presidente Vargas (ao lado da concessionária Balilla).
Comentários
Postar um comentário